A regra 12 que trata das faltas e incorreções dispõe que é infração sancionada com expulsão o ato de impedir oportunidade clara de gol da equipe adversária, quando um jogador se movimenta em direção à meta adversária, mediante infração punível com tiro livre ou tiro penal (página 84 - item 5 - expulsões).
Mais adiante (página 95), nas interpretações e diretrizes das regras do jogo, estabeleceu-se alguns critérios/parâmetros para auxiliar o árbitro a definir se no lance faltoso havia ou não uma situação clara de gol. O texto dispõe:
Acabar ou impedir uma oportunidade clara de gol
Há duas infrações puníveis com expulsão que se relacionam ao ato de acabar ou impedir uma oportunidade clara de gol do adversário. Não é necessário que a infração ocorra dentro da área penal. Se o árbitro aplicar a vantagem durante uma oportunidade clara de marcar um gol e o gol for marcado diretamente, apesar de o adversário tocar a bola com a mão ou cometer uma falta, o jogador infrator não será expulso, mas poderá ser advertido com cartão amarelo.
Os árbitros considerarão as seguintes circunstâncias na hora de decidir expulsar um jogador por acabar ou impedir uma oportunidade clara de gol:
• a distância entre o local da infração e a meta
• a probabilidade de manter ou controlar a bola
• a direção da jogada
• a posição e o número de jogadores defensores
• a infração que impede um adversário de marcar um gol ou acaba com uma oportunidade clara de gol pode ser punível com tiro livre direto ou indireto.
Para ajudar na memorização dessas circunstâncias, criamos uma chave que denominamos de Regra dos 4 D's, que basicamente seria:
1º D - Distância da infração e meta - existia uma distância considerável a ser percorrida pelo atacante até chegar na meta adversária?
2º D - Domínio da bola - a bola estava totalmente dominada pelo atacante ou seria necessário uma intervenção antes de concluir a gol ou partir em direção à meta?
3º D - Direção da jogada - a jogada seguia no sentido da meta adversária ou em direção diversa de modo que o atacante precisaria realinhar o rumo do deslocamento?
4º D - Defensores - havia um ou mais defensores em condições de bloquear esse atacante caso não sofresse a infração original?
Ao responder mentalmente o árbitro processará as informações e decidirá se era ou não uma situação clara de gol.
Ao responder mentalmente o árbitro processará as informações e decidirá se era ou não uma situação clara de gol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário